O que é clipping? Conheça esse grande aliado da gestão da comunicação estratégica

Em tempos de super dashboards observados atentamente por times de especialistas, chat bots a postos e inúmeras métricas para medir com precisão cirúrgica a imagem, reputação e interação do público com as marcas, não temos ideia de há quanto tempo valorizamos a informação que vem da mídia. Entender o que é o monitoramento de informação e como o clipping surgiu, traz a dimensão exata sobre como o interesse pela análise e observação da mídia em seu formato raiz já era desde sempre imprescindível, guardadas as devidas proporções.

O interesse específico e setorizado pelas notícias divulgadas na mídia surgiu da necessidade do meio artístico europeu no século XIX em saber das críticas aos seus espetáculos teatrais. Assim, artistas e empreendedores do show business procuravam entre os periódicos da época as notícias de seu interesse e as recortavam, colecionando os itens para, além do glamour de saber se estavam em evidência, estudar quais informações fariam a cabeça do público a respeito de seus negócios: as notícias abririam ou fechariam portas para o sucesso? Desta forma nasceu o clipping e as empresas especializadas na atividade de clipar (forma abrasileirada proveniente do verbo to clip, algo como ´recortar’). Hoje, o poder da mídia e a importância de se debruçar sobre o que é dito publicamente sobre sua imagem, marca ou negócio se tornam ainda mais espetacular, interessando a organizações e pessoas com as mais diversas razões de se ter uma reputação a zelar.

Definição

O monitoramento de informação ou monitoramento de notícias, ou ainda, o clipping, tem por objetivo prover o acesso de organizações e pessoas a informações de interesse específico veiculadas na mídia. O termo clipping define tanto o resultado quanto a atividade em si de coleta de informações veiculadas na mídia.

É a prática de se observar jornais, revistas, emissoras de TV e rádio, sites, agências de notícias, blogs, comunidades virtuais, mídias sociais e qualquer outra fonte de notícias para extrair sistematicamente informações sobre determinado assunto, pessoa, marca, organização. Nos tempos jurássicos, as notícias impressas eram recortadas ou ‘clipadas’ dos jornais e coladas em papel. Os vídeos dos telejornais ficavam gravados em fitas VHS, mais tarde em disquetes, CD’s, DVD’s e pendrives… Agora, totalmente digital e em tempo real, o resultado da pesquisa diária é o clipping de notícias, ferramenta conhecida nas assessorias de imprensa, comunicação, RP e marketing. Através do conjunto desses dados coletados é possível obter informação para compreender de que forma a mídia está repercutindo um assunto e a partir daí embasar o processo de tomada de decisões estratégicas de imagem, comunicação, de negócios, etc.

A atividade de monitorar informação na mídia existe praticamente desde o surgimento da própria mídia nos idos de Guttemberg. Como quarto poder, ela divulga e ao mesmo tempo influencia as ações das organizações e pessoas na sociedade. Assim, as empresas precisam estar a par sobre os impactos que um instrumento de tamanha dimensão como a mídia provoca no seu ambiente. Para isso, monitoram a informação que chega através desse instrumento a seu público: consumidores, concorrentes, agentes do mercado, governo e sociedade como um todo.

Hoje, esse impacto da mídia nos negócios é mais instantâneo e multifacetado do que nunca. Além das mídias jornalísticas, há o universo digital social e ambos precisam ser observados de maneira coesa, dadas as suas particularidades, considerando que a imagem de uma marca, negócio, organização ou pessoa é uma resultante de como a comunicação foi trabalhada em diversas frentes. Através do clipping, é possível analisar quantitativa e qualitativamente a percepção da mídia sobre o seu negócio. É graças a esse olhar cuidadoso que se pode identificar gaps na comunicação e corrigir o percurso.

E você, já sabe o que a mídia diz sobre a sua empresa? Clique aqui e descubra mais sobre como o clipping pode te ajudar nesse aspecto.

LinkedInFacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Video Clipping Produções

  • 21 3577-0500
  • atendimento@videoclipping.com.br
  • Rua Marques de Abrantes, 170, sala 301 - Nexus Office
    Flamengo - Rio de Janeiro - RJ - 22230-061

Siga a vc